O CED, Captura-Esterilização-Devolução:

Segundo dados da Câmara Municipal de Lisboa, um casal de gatos, tendo uma ou mais ninhadas de crias por ano, pode, num período de sete anos, dar origem a 400 000 felídeos, é fácil, de acordo com estes dados, tomarmos perceção do impacto que pode tomar a população destes animais, no ambiente que os rodeia.
Apresentaram-se diversas soluções para o controlo da população de felídeos, mas todas fracassaram.
Um dos métodos de comprovada eficácia de controlo e redução da população de felídeos, no território nacional, é o Programa CED, que vai de encontro ao preconizado na lei vigente.
Trata-se de um processo que envolve a captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, a realização de um pequeno corte na orelha esquerda do animal, para identificação, e, por fim, a devolução ao território onde foi previamente capturado. Sempre que se identifiquem gatos adultos, dóceis e crias, que ainda sejam passíveis de socialização, são encaminhados para adoção.
Assim direcionamos os nossos recursos, tanto para o bem-estar dos animais de rua, como promovendo uma saudável integração dos mesmos com a população local, auxiliando o Município nas políticas de saúde e salubridade públicas e também na segurança e conforto das pessoas.